sexta-feira, 3 de abril de 2009


A Energia do Reiki está presente em toda a parte...

O Reiki é uma energia inteligente, generosa e abundante no universo, estando presente em todos os seres vivos, objectos e no planeta.
Esta energia quando canalizada por um profissional de Reiki, desloca-se para o corpo da pessoa sob tratamento, restituindo-lhe o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual de que esta necessita.
A energia do Reiki denomina-se de generosa e de altruísta, na medida em que não se encontra submetida a práticas religiosas, a credos ou a doutrinas filosóficas.

Dai que se diga, que o Reiki é um sistema energético "independente", não lhe sendo necessária a prática religiosa ou filosófica para existir.
Os únicos pré-requisitos que lhe importam, relacionam-se com a abertura mental dos seus praticantes, com o seu altruísmo, com o poder da sua intenção, com o desejo de auxiliar o próximo e com o positivismo em relação á vida.

E apesar da prática religiosa não ser algo de constante ou essencial ao Reiki, existem pessoas que fazem recurso a ensinamentos religiosos, de modo a reforçarem a acção deste sistema.
Dai que, o Reiki pode ser activado e praticado por qualquer pessoa e com base em todas as crenças religiosas existentes no planeta, como por ex: por Católicos, por Protestantes, por Hindus, por Budistas, por Pagãos, por Judeus, por Xintoístas, etc.

O Reiki não é um sistema ou filosofia de vida discriminatória em função da religião ou das crenças religiosas, aceitando todos os credos e filosofias no seu seio (i.e. todas as doutrinas ou ideias que se baseiem no bem e na necessidade de ajudar o próximo de modo positivo e construtivo).
Esta noção do Reiki pode ser confusa para certas pessoas (crentes em determinadas religiões ou doutrinas tradicionais), levando-as a desconfiarem desta e de outras práticas de tratamentos energéticos, que não sejam contempladas pela sua religião ou cultura.

Todavia, sendo o Reiki um "sistema englobante", crê que todas as religiões encerram em si aspectos positivos e negativos, trabalhando para o mesmo fim i.e. trazer o homem para mais cerca de Deus.

Dai que muitos praticantes de Reiki acreditem, que o recurso a uma entidade de luz ou a um ser divino, auxilie grandemente a se atingirem determinados resultados nos tratamentos de Reiki i.e: pedindo auxilio a Deus, ao Jesus Cristo, a Nossa Senhora, aos Anjos, a Guias espirituais, ao Buda, ao Mestre Usui, a "Espíritos de luz", aos Mestres de Reiki já falecidos", etc.

Ainda neste contexto, o Reiki também não deve ser encarado como um sistema de medicina oriental, ou como um substituto da medicina convencional ocidental.
Apesar de não ser um sistema de medicina, pode ser usado em conjugação com estas práticas, optimizando os seus resultados e acção.

Finalmente, a prática do Reiki é benéfica a todos os seres humanos. Esta traz paz interior acrescida ás pessoas, equilíbrio emocional, felicidade, saúde e bem-estar. E a sua acção positiva e "reparadora" não se limita unicamente ás pessoas sob tratamento, mas também aos praticantes do Reiki.
Dai que se diga, que o praticante ao canalizar o Reiki também está a ser positivamente influenciado e "abençoado", pela passagem desta energia através do seu corpo e das suas mãos.


Os princípios fundamentais do Reiki

O Reiki é regido por uma ética própria, e por determinados princípios de vida. Estes foram-nos directamente legados pelo Mestre Usui e dizem-nos o seguinte:


Somente hoje não me zangarei.
Somente hoje não me preocuparei.
Hoje irei ganhar a vida honestamente.
Hoje irei ser bondoso, caridoso e honrar tanto os meus pais, como os meus educadores, o próximo e todos os restantes seres.
Hoje irei ser grato por todas as bênções que recebi na vida.

Como é que o Reiki funciona?

O Reiki é um sistema de imposição de mãos, que tem por fim canalizar energias "universais" para o corpo, chakras e aura dos seres humanos ou dos animais.

E o Reiki tanto funciona de modo directo como de modo indirecto no corpo, mediante o toque das mãos ou através de tratamentos à distância.
Este sistema é ainda considerado, como "um fluir natural da energia do universo para os diferentes órgãos e partes do corpo humano".

E esta energia aumenta à sua passagem o nível vibratório das energias positivas no corpo, auxiliando a pessoa a livrar-se de doenças, de negativismos e de obstáculos a uma vida plena e ao seu desenvolvimento espiritual.

O Reiki funciona assim, mediante um sistema complexo de centros energéticos, denominados de chakras, de meridianos e de nadis. E estes centros tem por função reger determinados órgãos e glândulas no corpo humano, controlando os níveis de energia que cada pessoa necessita.

Quem é que pode ser tratado com o Reiki?

Todas as pessoas podem à partida ser tratadas com o Reiki. Este sistema não é diferenciador no que toca à raça, sexo, status social, desenvolvimento espiritual ou crenças religiosas das pessoas.
E tanto os seres vivos como o planeta podem beneficiar do Reiki, já que este existe em grande quantidade em tudo o que nos circunda, fazendo parte integrante da nossa herança genética e do universo em que habitamos.
O Reiki pode ser ainda enviado para o passado, presente ou futuro das pessoas. Este pode inclusive ser enviado tanto para os seres vivos como para os nossos familiares já falecidos.
Dai que, estas noções acima referidas não são do agrado e compreensão de grande maioria das pessoas, que não estando habituadas a este tipo de sistemas globalizantes os julgam erroneamente.

A frequência dos tratamentos de Reiki

Os tratamentos de Reiki são extremamente benéficos para todas as pessoas e para os animais.
Este sistema auxilia antes de mais, a restaurar a energia no corpo humano, restituindo o bem-estar, harmonia interior e saúde ás pessoas.
O Reiki funciona ainda a um nível físico, emocional, mental e espiritual, fazendo um elo entre o individuo, o universo e Deus.

Contudo, a sua frequência ou necessidade em termos de aplicação varia de pessoa para pessoa. E o nível energético das pessoas varia consideravelmente, tal como as suas carências em termos energéticos.
E se há pessoas que precisam unicamente dum tratamento de Reiki para restabelecerem a sua saúde, outras existirão que necessitam de vários tratamentos.

De igual modo, existem pessoas que à partida são pouco receptivas à acção do Reiki, necessitando dum determinado problema de saúde para fins de desenvolvimento pessoal ou existencial.
A receptividade deste tipo de tratamentos, reveste-se de importância vital para o sucesso do Reiki. E partindo do pressuposto, que o praticante de Reiki necessita da aprovação e aceitação do paciente para levar a cabo um tratamento, caso este se "feche" e não queira aceitar plenamente os efeitos do Reiki, então ninguém o pode obrigar a tal.

Sendo assim, há pessoas podem encaram o Reiki como um "obstáculo" ou como algo que lhes vai impedir o cumprimento dum dado objectivo (ou conduzi-las a uma libertação do problema que as aflige através da morte física).
Dai que se diga, que o Reiki jamais interfere com as decisões individuais de cada pessoa ou com a sua missão de vida.
E se alguém prefere a doença à cura ou a morte à vida, então o praticante de Reiki deve compreender e respeitar esta decisão individual.
Deste modo, a vontade individual das pessoas é o que normalmente origina uma aceitação ou rejeição dum dado tratamento.

Alguns dos benefícios dos tratamentos de Reiki

O Reiki é um sistema de tratamento energético e natural, que equilibra as chakras ou centros energéticos do corpo, originando á sua passagem alguns dos seguintes sintomas:

  • Relaxamento profundo do corpo físico;

  • Redução dos níveis de stress;

  • Bem-estar físico, emocional, mental e espiritual;

  • Aceleração da cura, especialmente na fase pós-operatória, no tratamento de cicatrizes e de feridas abertas;

  • Redução de dores corporais;

  • Reforça do sistema imunológico da pessoa;

  • Desintoxicação e limpeza geral do corpo (o Reiki auxilia a quebrarem-se os laços do vicio e da dependência humana);

  • Desenvolvimento espiritual (o Reiki auxilia as pessoas a ultrapassarem determinados obstáculos de vida, ensinando-as a lidarem melhor com os seus problemas existenciais);

  • Aumenta da autoconfiança e auto-estima das pessoas;

  • Rejuvenescimento;

  • Aumento da paz interior;

  • Aumento da clareza de pensamento e de espírito;

  • Aumento dos níveis do "grounding" e da energia vital da vida;

  • Reforço do equilíbrio do corpo;

  • Acréscimo da felicidade;

  • Acréscimo da concentração e centralização de pensamentos e emoções;

  • etc.

O que é que o paciente pode sentir durante uma sessão de Reiki?

Cada pessoa é um caso único, e as sensações sentidas variam muito de pessoa para pessoa.
Existe ainda um leque variado de emoções, sensações, impressões e de sentimentos que podem surgir durante um tratamento de Reiki.

E grande parte das pessoas que se submetem a um tratamento de Reiki, sentem à partida uma paz interior profunda, um relaxamento total, amor incondicional e bem-estar físico.
Outras pessoas existem ainda, que sentem sensações diferentes (todas elas naturais e saudáveis ao corpo) ex: o choro, a sonolência, a respiração profunda, a libertação de ar comprimido nos pulmões, a depressão, a tristeza, o desconforto, o riso descontrolado etc.

E todos os sintomas sentidos pela pessoa durante um tratamento de Reiki, são bem-vindos, naturais e sempre positivos.
Dai que se encare o Reiki, como um propulsor de acções e reacções físicas, como um gerador de limpezas profundas no individuo e de desintoxicações corporal.

Deste modo, a fase que procede a um tratamento de Reiki pode normalmente ser indiciadora de sensações agradáveis ou desagradáveis ao nível do corpo físico.
A pessoa pode ainda verificar que alguns dos sintomas que sentiu durante o tratamento persistem, ou que perduram por dias, semanas e meses a fio.

Dai ser aconselhável que a pessoa descanse o suficiente depois dum tratamento, que beba bastante água e de modo a remover todas as toxinas acumuladas ao longo dos anos no corpo.

De igual modo, a pessoa deve dar inicio a um processo auto-analise "existencial" e de desprendimento de determinados pensamentos, atitudes, comportamentos e preconceitos limitativos ao seu desenvolvimento pleno.

Isto será extremamente vantajoso e benéfico para a pessoa, conduzindo-a a uma recuperação célere, tanto ao nível físico, emocional, mental como espiritual.
Esta recuperação é motivada ou estimulada, pela reactivação, desbloqueamento e re-alinhamento dos centros energéticos do corpo.

Reacções físicas e psicológicas na fase pós-Reiki:

  • Sensação de profunda paz interior e de bem-estar geral;

  • Choro;

  • Libertação de ar;

  • Dormência;

  • Sonolência;

  • Comichão;

  • Depressão e tristeza (que tendem a desaparecer por completo com o passar dos dias);

  • Movimentos corporais involuntários (espasmos);

  • Respiração profunda e limpeza dos canais respiratórios;

  • Sensação de calor ou de frio;

  • Sensação de flutuação, levitação ou de "voo";

  • Visão de cores, símbolos, lembranças de memória, pessoas, locais, eventos, etc;

  • Agulhas, alfinetes, choques "eléctricos" e faíscas;

  • Acumulação de energia estática no corpo;

  • etc.

As reacções físicas acima descritas, são uma mera amostra representativa, já que estas reacções abrange toda a espécie de sensações e de movimentos voluntários ou involuntários do corpo.

Sendo assim, de modo a se restaurarem por completo os níveis energéticos do corpo humano, é conveniente que a pessoa se sujeite a mais do que uma sessão de Reiki.
E isto pode ser sempre levado a cabo directamente na pessoa, ou caso esta prefira á distância.


Ana- Terapeuta de Reiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário