segunda-feira, 9 de maio de 2011

alimentação e depressão

A carência de determinadas substâncias pode tornar deficitário este delicado equilíbrio químico que mantém o nosso cérebro em bom funcionamento.
Um dos erros comuns nas dietas da moda é o corte com os hidratos e carbono complexos, como o pão, massas, arroz, etc. Estes alimentos ajudam á absorção de triptofano, um aminoácido que se encontra na carne, no peixe, nalguns lácteos e nas leguminosas e que interfere na síntese de serotonina, um neurotransmissor que exerce grande influência no estado de humor, principalmente em pessoas com depressão. Uma alimentação pobre em hidratos de carbono durante vários dias pode levar a alterações de humor e à depressão, tal como sucede num regime com excesso de proteínas. A solução é o equilibrio na alimentação.


Uma dieta com proteínas, folatos, complexo B e micronutrientes como o cálcio, magnésio, selénio e os ácidos gordos ómega 3 e 6 ajuda a combater estados depressivos. Há também algumas substâncias que são eficazes, como apimenta vermelha a temperar as refeições sem exageros, que estudos recentes revelam que promove determinadas acções no sistema nervoso simpático, com respectivo aumento da produção e da libertação de noradrenalina e de adrenalina, ambos neurotransmissores responsáveis pelo estado de alerta. Ou as infusões, como a camomila, que são desde sempre utilizadas para acalmar crises de nervosismo. Também tem efeitos relaxantes, amenizam a ansiedade e a depressão.



Estimular o bom humor


Alguns destes alimentos têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e afastar a tristeza.


Mel Estimula a produção de seraronina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.



Banana Diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.



Alface Possui efeitos calmantes e relaxantes e é rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.



Espinafre A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, contém magnésio, fosfato e vitamina A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bem funcionamento do sistema nervoso.



Ovos Os nutrinetes dos ovos, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que ajudam no bom humor. Contém ácido fólico e acetilcolina.



Laranja Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a funcionar bem. O cálcio, presente na sua composição, é um relaxante muscular e combate o stress. É enérgica, hidratante e previne a fadiga.



Uva Fruta com boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colestrol.





Actividades físicas


Actividades físicas regulares são eficazes contra a depressão. O que importa é a regularidade.


Comece devagar: 20min 3x/semana. Não precisa sentir dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário