O Efeito Esponja
Já ouviu a expressão “fulano/a de X e uma esponja autêntica?” Pois é, eu não só já ouvi várias vezes, como eu própria sou uma esponja autêntica e embora, hoje em dia consiga lidar melhor com os efeitos de ser uma “esponja humana”, ainda tenho um longo caminho de aprendizado pela frente.
Mas o que significa ser uma esponja e que efeitos isso tem na nossa Vida?
O efeito “esponja” ocorre nas pessoas ditas “Empatas” (ou Empaths em Inglês).
A Empatia tem a ver com a capacidade de reconhecer e sentir as emoções de outras pessoas, o que é bem diferente da Simpatia que significa sentir compaixão por outras pessoas.
O “empata”, como podem imaginar é aquela pessoa que está, a todo o momento, a absorver as emoções e energias de outras pessoas e dos ambientes a sua volta e isto inclui sentir, por um lado, a alegria e felicidade, e por outro lado a dor e sofrimento, o que pode muitas vezes, ou quase sempre, põe em causa a sua capacidade de se expandir a um nível mais elevado.
Um Empata que conviva frequentemente com uma pessoa negativa (que pode ser um familiar próximo, o próprio cônjuge, um amigo ou colega de trabalho) absorve toda a energia tóxica daquela pessoa .
Portanto, já podem imaginar como é a vida de um Empata: se por um lado, ele tem uma grande capacidade de sentir todas as coisas boas e energias positivas no ar, tem também o mesmo poder de absorver tudo de ruim que o rodeia, o que pode tornar a sua vida num verdadeiro inferno, se ele não souber como gerir isso.
Hoje em dia, compreendo melhor o porquê de as vezes, após ter estado num local com muita gente (ex: festa, supermercado, etc) sinto-me exausta e com as energias em baixo, sem no entanto me ter aborrecido. Compreendo também, porquê é que, cada vez menos, consigo vêr/presenciar cenas de violência, seja verbal, ou física, pois sinto tudo, com bastante intensidade, quando muitas vezes vejo pessoas ao lado a olharem para as cenas sem se abalarem muito.
E o mesmo acontece em situações em que, após ter estado com uma pessoa que estava triste, deprimida ou a desabafar sobre problemas e frustrações, sinto como se fosse eu a passar por tudo aquilo. Ou seja, sou uma esponja humana autêntica!
Caso você se identifique como sendo um/a Empata, então é fundamental que aprenda a habilidade de não absorver as energias de outras pessoas.
Abaixo vejam algumas formas de neutralizar, ou pelo menos suavizar, a energia negativa de outras pessoas.
Evite corresponder as expectativas de todo mundo
Quando alguém tiver um comportamento hostil em relação a si, por você não ter correspondido as expectativas de tal pessoa, por exemplo, não se mate a tentar convencer essa pessoa a gostar de Si, pois isso só vai sugar a sua energia vital e torná-lo dependente da opinião dos outros.
Lembre-se que você também não simpatiza com todo o mundo. Há sempre pessoas com quem você não se sente bem, nem confortável. Portanto, é natural que para algumas pessoas, você tenha o mesmo efeito e é natural que nem todo o mundo goste de Si. Aceite esse facto e siga em frente. Lembre-se que cada um tem o seu caminho a seguir, que pode não ser similar ao seu.
Acima de tudo, ame-se muito em primeiro lugar e ao amar-se você irá criar um campo de força em torno de Si, que irá protegê-lo.
Outro aspecto importante é não tentar mudar ninguém, nem tentar corrigir as escolhas dos outros, pois cada um é responsável por si. Às vezes, a melhor forma de mostrarmos a alguém que está errado, é deixa-lo seguir em frente.
Conviva apenas com quem lhe quer bem
Já parou para pensar sobre quem convida para a sua vida, para a sua casa, para usufruir do seu corpo e para ocupar a sua mente? São pessoas que o respeitam, querem-no/a bem, que o motivam e inspiram, ou são pessoas que o põe para baixo, que o criticam constantemente e reclamam de si de forma recorrente?
Pare e pense! Vale realmente a pena continuar a coexistir com estas pessoas? Se sim, óptimo. Se não, então decida já parar de conviver com as mesmas e seguir um caminho mais benéfico para si.
Seja generoso sim, mas acima de tudo respeite-se e respeite os seus limites primeiro. Aprenda a dizer “não” e a estar bem com isso.
Seja selectivo
As pessoas tóxicas comportam-se como verdadeiros parasitas, que têm como principal característica a necessidade de um hospedeiro para sobreviver.
Trocando isto por miúdos, significa dizer que, neste caso o Empata seria o hospedeiro e a pessoa negativa, o parasita.
Uma das melhores formas de lidar com este tipo de pessoas (parasitas) é simplesmente não lhes prestar atenção! Pois, quando prestamos atenção a este tipo de pessoas (querer responder a provocações, confrontar a pessoa, agir com a mesma agressividade ou hostilidade), automaticamente estamos a dar poder a essa pessoa de nos afectar e tirar a nossa Paz.
Algumas pessoas sugam a nossa energia através de desabafos negativos sobre sofrimento, frustrações, fofocas, discussões e conflitos sem fundamento e vão-se embora, deixando-nos completamente exaustos e em baixo.
Saber ouvir os outros é uma qualidade maravilhosa, mas tratando-se de uma pessoa negativa/tóxica/parasita, é preciso ter cautela, se quisermos manter a nossa saúde e boa energia.
Ame-se o suficiente para saber estabelecer limites e comunicar-se efectivamente com este tipo de pessoas, dizendo “Não”, sempre que necessário. Não tenha receio de rejeitar a energia tóxica dos outros. Você não é saco de pancadas de ninguém!
Reconecte-se à sua fonte: Natureza
Estar em contacto com a Natureza, revitaliza-nos, energiza-nos, motiva-nos e torna-nos mais leves.
Já sentiu a diferença que faz quando por exemplo, depois de uma semana de trabalho, vai a uma praia, ou ao campo e deixa-se absorver por aquela energia Divina? Ou quando enche a sua casa de plantas e flores? Como se sente depois? Com as energias recarregadas não? Pois é! Estar em contacto com a Natureza é vital para o Ser Humano, embora com a vida sedentária que temos actualmente, pouco nos lembremos disso.
Ir a praia, nem que seja 1 vez por semana e enterrar os pés na areia, deixando-se absorver por toda a energia da terra, que lhe permite equilibrar os chackras ligados a terra (da base da coluna, chakras sacro, sexual, plexo solar); entrar em contacto com a água (fontes, riachos, praia, lagos), para equilibrar as emoções.
Meditar também é óptimo! E meditar não é somente estar sentado em posição de Lótus, a recitar o mantra OM. Dar um passeio com os pés descalços na areia da praia, sentar-se a contemplar o mar, fazer jardinagem, artesanato, ler e escrever, ouvir música inspiradora, confeccionar um prato que goste, ou simplesmente estar em silencio, são excelentes formas de meditação.
Cuide de Si. Ame-se!
Responsabilize-se pelos seus pensamentos e emoções
Por incrível que pareça, e por mais duro que possa soar, todos nós somos 100% responsáveis pelo que sentimos e pelo que atraímos para a nossa Vida.
O universo envia, constantemente, pessoas e situações para a nossa vida, de acordo com as vibrações que emitimos, todos os dias, com os nossos pensamentos, expectativas e emoções.
A percepção que temos de nós mesmos é maior e mais importante do que a percepção que os outros têm de nós.
Não, não somos vítimas e ninguém tem poder sobre nós. Analise se não foram os seus pensamentos ou expectativas que atraíram a situação que o/a está incomodar neste momento. Podemos dizer “não, mas não fui eu que criei esta situação, foi fulano de X, com o comportamento dele/a!”
Atenção! Em todos os relacionamentos e interacções que levamos a cabo, existe sempre uma comparticipação e uma cota de responsabilidade de ambos os lados. Aqui não se trata de encontrar culpados. Não existem culpados, a Culpa é um conceito que só existe na nossa mente. Existem sim Responsáveis! E num relacionamento, ambas as partes são responsáveis. Sempre!
A menos que a gente invista um tempo para a auto-observação e auto-conhecimento, vamos sempre achar que somos vitimas das circunstâncias.
Uma vez que nos tornamos mais responsáveis pela maneira que escolhemos responder a algo, conectamo-nos connosco mesmos a um nível muito mais profundo. E quando isto acontece, deixamos de ser afectados pelas circunstâncias externas.
Aprenda a proteger-se contra as energias de outras pessoas e comece por amar-se, estabelecer limites e dizer “NÃO” sempre que necessário. Lembre-se de que é importante para você estar feliz e em paz. Esteja pronto para dizer não.
Você é a pessoa mais importante da sua Vida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário