quinta-feira, 12 de março de 2009


Medicinas Naturais

Áreas do saber milenar das medicinas naturais: Acupunctura, Osteopatia, Homeopatia, Naturopatia, Reiki, Iridologia, Shiatsu, Florais de Bach.

Reiki

Reiki é um antigo sistema de cura baseado na imposição das mãos cuja origem remonta ao budismo tibetano, tendo sido redescoberto no século passado – é actualmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde enquanto terapia alternativa, estando vigente em alguns hospitais e clinicas dos Estados Unidos da América.

“Rei” significa energia vital universal e “Ki” é a energia vital de cada ser, pelo que “Reiki” é a fusão de ambas – esta harmonização converge para uma energia curativa que, captada, promove manutenção/retorno de bem estar físico, mental e emocional e não só suspensão/alivio de patologias.

Como se faz?
Um tratamento consiste em quatro sessões periódicas, cada uma entre 40 a 50 minutos, nas quais ao receptor é pedido que permaneça deitado relaxadamente na marquesa.
O terapeuta coloca as mãos acima de determinados pontos energéticos fulcrais para que a essência universal flua, proporcionando ao receptor frequências cardíaca e respiratória características a um nível de repouso.

Em que situações aplicar?
» Fortalecimento do sistema imunitário de crianças de quaisquer idades,de modo a amenizar doenças crónicas tais como asma, bronquite, rinite e alergias;
» Estabelecimento de bem estar e evolução espiritual;
» Stress, depressão e suas consequências;
» Gravidez;
» Ansiedade e Obesidade;
» Dependências e hábitos nocivos;
» Harmonização de relações familiares e interpessoais;
» Apoio em doenças graves, crónicas, parciais ou permanentes, entre as quais cancro e SIDA;
» Apoio a familiares e profissionais com contacto directo com doentes crónicos/agudos.

Que vantagens?
» Não tem contra-indicações;
» Terapia preventiva e de apoio a tratamentos convencionais;
» Proporciona melhor compreensão do indivíduo sobre si próprio.

A cura estabelecida através do reiki é promovida pelo próprio indivíduo através da activação do Sistema Imunitário e do restabelecimento do fluxo de energia pelo corpo, sendo que o terapeuta é apenas um condutor do processo de cura.



O reiki beneficia qualquer um que o pratique mas não promete a cura de uma doença em particular, até porque a pessoa que o recebe pode, consciente ou inconscientemente, recusar a energia ao resolver ficar doente, ou morrer, talvez porque só dessa forma obtém algo que de outra maneira não conseguiria.

Ninguém deve abandonar um tratamento médico ou psicológico ao iniciar um tratamento com reiki, pois este último é um coadjuvante da Medicina Convencional.

É importante desmistificar a noção errada que algumas pessoas fazem do reiki!

Não é uma religião, uma vez que não necessita de talismãs nem preces para ser aplicado!

É vital que para a sua aplicação haja consentimento prévio da pessoa em questão, pois o reiki baseia-se no respeito pelo livre arbítrio!


Acupunctura


Forma milenar de tratamento oriental, que tem por base a rede de meridianos energéticos que atravessam o Homem, espalhando o QI por todos os recônditos do corpo biológico. A Acupunctura é uma das mais antigas práticas orientais, com excelentes resultados.



Osteopatia

O esqueleto, como elemento central do indivíduo, é por vezes causa de algum mau estar, fruto de variadíssimas situações quotidianas. Os erros posturais e o sedentarismo são, certamente, fortes contribuintes de situações de desequilíbrio a nível do esqueleto.

Se a estrutura óssea não está bem, obviamente que muitos vão ser os reflexos. Estima-se que cerca de 80% da população sofra de problemas a nível da coluna.

O osteopata, como o "mecânico do esqueleto", é o terapeuta certo para executar as correcções a nível do esqueleto, quando estas se impõem e são adequadas, melhorando, significativamente, a qualidade de vida e reduzindo o sofrimento quotidiano que tais situações provocam.



Homeopatia

O conceito de homeopatia, criado em 1755 pelo Dr. Samuel Hahnemamm, significa, traduzido à letra, "curar com o semelhante".

A homeopatia não reprime os sintomas, mas sim, apoia o organismo, como um aliado eficaz a proteger a sua própria saúde, em harmonia com todas as suas forças vitais. Deste modo, é o próprio organismo a abrir caminho e a lutar pela recuperação da saúde perdida.



Naturopatia

Cada vez mais pessoas, de forma consciente, optam por regular a sua vida em simbiose com a Mãe Natureza. Esta opção de vida, tem um considerável reflexo em termos de saúde, sendo a busca do equilíbrio feita de forma dinâmica, recorrendo aos ilimitados recursos que a Natureza nos oferece, numa perspectiva com forte pendor preventivo.


Iridologia

O olho é uma extensão do cérebro, desenvolvendo-se por código genético, a partir da informação transportada pelo ADN e as mensagens do ARN. Exactamente no início da concepção, a íris é geneticamente programada. Esta é a verdadeira base da Iridologia.

A íris de cada pessoa é única e tão individual como uma impressão digital. A Iridologia é um meio de diagnosticar, para determinar, rigorosamente, o estado de saúde do paciente.

A partir dos sinais da íris, quando feito com precisão, obtemos todas as indicações, não só do presente e do passado, mas do potencial para a saúde e para a doença do futuro, algo que nenhum outro meio de diagnóstico consegue fazer.

A Iridologia é segura, indolor e exacta, quando executada por profissionais competentes e bem treinados.


Shiatsu

É uma terapia de reequilibrio físico e energético. Actua através de pressões que são efectuadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, os meridianos e tsubos. Estes condensam a energia e encontram-se ao longo dos meridianos. É eficaz na melhoria e reequilibrio do nível energático, regula e fortalece o funcionamento dos orgãos e estimula a resistencia natural do corpo às doenças. O Shiatsu alivia dores no corpo e dá conta de pequenos disturbios orgânicos pois desperta no paciente uma nova consciência de si. Este trabalho de normalização do fluxo enérgético traz ao paciente uma sensação de bem estar, de integração e de melhoria geral. o Shiatsu melhora o funcionamento do sistema circulatório e flexibiliza o sistema muscular. Ajuda a recuperação do equilibrio do sistema osseo. Facilita as funções do sistema digestivo. Melhora o controle do sistema endócrino e regula as funções do sistema nervoso. É um excelente auxiliar no tratamento de diversos desequilibrios e enfermidades, sendo uma optima terapia coadjuvante para: dores de cabeça, esgotamento físico e mental, sensação de falta de energia, dores musculares e posturais, problemas digestivos, estados emotivos , insónia, mal estar fisico ou psicologico sem causa definida. A questão do Shiatsu não é acreditar, mas experimentar! Quem experimenta, sente, acredita, comprende!

Florais de Bach


Os Florais de Bach são preparados à base de plantas e flores, cada um deles especialmente formulado para ajudar o organismo e equilibrar um estado emocional. Com o sistema de equilíbrio dos grupos emocionais, podemos alcançar uma melhoria substancial do estado de espírito, com consequentes reflexos no nosso quotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário